PRA CONFRATERNIZAR

sexta-feira, 19 de agosto de 2016
@_ncoutinho

Eis que acontecem as Olimpíadas do Rio de Janeiro agorinha, e quer você concorde que a realização desse evento foi um close errado (porque né ~timing~) ou não, é impossível não perceber que a vinda de gente do mundo todo pra cidade maravilhosa trouxe uma atmosfera delícia. Tendo isso em mente, trazemos aqui uma série de programas 0800 pra aproveitar esse clima sem ter que dar ainda mais dinheiro pra esse evento que é ostentação até dizer chega. Então, se você tá no RIO, tira print:

BOULEVARD OLÍMPICO
O Boulevard se trata de uma parte da orla da Baía de Guanabara gentrificada reformada, que se encontra completamente voltada à celebração dos Jogos Olímpicos. Da Praça XV à Gamboa, o caminho é recheado de atrações, música, telões com transmissão dos jogos, belas fotos em potencial, food trucks e um clima de festa infindável. É uma boa caminhada do início ao fim, mas vale a pena aproveitar cada cantinho desse espaço, que vive lotado de domingo a domingo.

Mas tudo bem se rolar aquela canseira, os trilhos do VLT percorrem todo o caminho. Ah, atenção: tem que ter algum tipo de RioCard pra embarcar no tal trenzinho, e durante o dia ele fica muito cheio, tipo lata de sardinha mesmo. Também vale lembrar que protetor solar, óculos de sol e/ou chapéu são indispensáveis, já que existem uns bons trechos sem sombra pra percorrer - isso se você for durante dia, o que eu aconselho, mas também vale a pena circular por lá à noite, quando acontecem os shows mais animados no palco do Píer Mauá. Nem precisa falar que sapatos confortáveis são mais que indicados, né? E levem uma garrafinha de água!


De todo o percurso eu destaco o bungee jumping da Nissan que é de graça (!!!) logo ao lado da Bolsa do Rio (o ruim é que tem que chegar hiper cedo pra se inscrever pro pulo, abre 10h), bem no início do Boulevard; a pira olímpica em frente à Candelária; a vista da Casa Portugal (que é uma embarcação) iluminada de noite; o caminho logo chegando ao Píer Mauá, com uma vista linda do Museu do Amanhã; e, óbvio, a incrível parede de grafite do Kobra.

Confesso que não fui até o final do percurso exatamente, que é o trecho chamado Utopia, mas ainda pretendo, daí atualizo aqui. :)

CASAS DOS PAÍSES
O Boulevard Olímpico também abriga algumas casas dos países, mas elas estão espalhadas literalmente por toda cidade! Essas casas foram definidas como "espaços de hospitalidade temáticos de cada nação", e o que cada uma oferece varia, assim como as condições de entrada pra esses espaços. Felizmente, alguns deles têm entrada gratuita, e são esses que vamos listar aqui pra vocês!

SUÍÇA
Aberta até 18 de setembro, de 11h às 23h, no Campo de beisebol da Lagoa Rodrigo de Freitas.

PORTUGAL
Aberta até 22 de agosto, de 10h às 23h, na Ilha das Cobras, perto da Praça Mauá. (Leia-se: barco com bandeirinhas)

ÁFRICA
A casa, que representa 54 países do continente africano (sempre bom lembrar), fica aberta até 21 de agosto, de 14h às 22h, na Av. Ayrton Senna, 2150 (Casa Shopping), na Barra da Tijuca.

BRASIL
Aberta até 18 de setembro, de 10h às 20h, na Avenida Rodrigues Alves, nº 10, Armazém 2, Gamboa.

DINAMARCA
Aberta até 21 de agosto, de 11h às 22h, na Praia de Ipanema, Posto 10, próxima ao Praia Ipanema Hotel.

ÁUSTRIA
Aberta até 21 de agosto, de 10h às 23h, em Botafogo, em frente ao Shopping Rio Sul.

COLÔMBIA
Aberta até 21 de agosto, de 10h às 20h, no Centro Cultural do Ministério da Saúde, Praça Marechal  Âncora, 95, Centro.

REPÚBLICA TCHECA
Aberta até 21 de agosto, de 11h à meia-noite, no Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen (nº 3434), na Avenida das Américas, Barra da Tijuca. 

REINO UNIDO
Aberta até 21 de agosto, de 9h às 22h, no Parque Lage, no bairro Jardim Botânico. Ah, pra entrar na British House é preciso se inscrever no site!

Se não me engano, todas as demais casas cobram algum tipo de taxa, e algumas são até razoáveis, como a da França, cuja meia entrada é R$10,00, e outras estratosféricas como a da Holanda - que quer nos tirar 45 EUROS por um diazinho. #peraláné! De todo modo, vale se informar!

CADA CANTO, UM CONTO
Quer você esteja no Boulevard, no Parque Olímpico, no Maracanãzinho, nas areias de Copacabana, ou aproveitando qualquer evento olímpico pela cidade, é certo que ao seu redor existe alguma carioquice da gema, e vale a pena ir ao encontro dela! Como eu sou de Niterói, o centro é pertinho pra mim, então, se por lá, eu poderia: visitar o CCBB ou o MAR; comer num restaurante/barzinho charmoso ali pelo Rio Antigo; ir ao Samba da Pedra do Sal ou do Ouvidor... Moral da história: se perca pela área do Rio em que você acontece de estar! [aproveita que a cidade tá arrumadinha pra gringo ver]

O mais legal é que em todo lugar tem gringo explorando esses cantos conosco, reagindo à nossa gente e se encantando também! É bom demais pra renovar o nosso próprio olhar, sabe? Tem tanta coisa que precisa mudar, tanta conversa que tem que rolar, mas é revelador também quando a gente se permite admirar, com o pensamento amadurecido, o que nos últimos tempos tem sido ofuscado por uma certa desesperança.


Então bora celebrar uns aos outros, a alegria e as lutas de tantos povos que convergem por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário